CAP mobiliza deputados estaduais para transferir direção do Porto

Posted: sábado, 4 de dezembro de 2010 by Administrador in
0

CAP mobiliza deputados estaduais para transferir direção do Porto
Reforçando a mobilização do prefeito Adolfo Antonio Fetter e da bancada do PP na Assembleia Legislativa, para transferência do comando do Porto local para Rio Grande, o presidente do Conselho de Autoridade Portuária do Porto de Pelotas (CAP), João Affonso Dêntice, articula aprovação de projeto na Câmara. Em ofício enviado ontem (2) aos deputados estaduais, Dêntice – que também é assessor da Secretaria Especial de Portos (SPE) da Presidência da República – solicita a inclusão, na Ordem do Dia do Legislativo, da votação da mensagem nº 267/2010.
De autoria do Executivo estadual, a PL “institui o Quadro de Pessoal da Superintendência do Porto de Rio Grande (SUPRG) e dá outras providências”. Entre estas está a mudança da administração do cais comercial pelotense: da Superintendência de Portos e Hidrovias do Rio Grande do Sul (SPH) para a SUPRG. “Como presidente do CAP, cidadão pelotense e profissional do setor portuário há mais de 30 anos, reconheço a importância deste projeto para benefício e desenvolvimento não somente do Porto de Pelotas, mas também da Zona Sul”, argumentou aos parlamentares gaúchos, referindo-se especialmente aos trabalhadores portuários.
Em acréscimo, liderando as tratativas na Assembleia, a deputada Leila Fetter fundamenta o pleito sobretudo na necessidade e na urgência da instituição do polo naval complementar ao de Rio Grande. A parlamentar considera a reivindicação “suprapartidária e de interesse de todo o Estado do Rio Grande do Sul”, destacando, ainda, o acolhimento da proposta pelo secretário-adjunto estadual de Infraestrutura e Logística, Adalberto Silveira Netto.
Em consonância com Leila, Dêntice acrescenta a vantagem sob os aspectos administrativo, gerencial e logístico. “O Porto de Pelotas está situado à distância de apenas 60 quilômetros de Rio Grande e da SUPRG, enquanto que a sede da SPH está à quase 300 quilômetros. Portanto, é muito mais fácil, lógico e econômico vincular a direção à SUPRG”, compara o presidente do CAP. Concordando com a defendida tese do secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Mário Santos, Dêntice advoga em favor de maior fôlego financeiro para a SPH, com a saída do cais comercial de sua jurisdição, e da possibilidade de investimentos em Pelotas por meio da capacidade orçamentária da SUPRG.
“Estando os portos ligados, haveria interesse tanto da administração, quanto de armadores, de desviar navios e cargas para o de Pelotas, onde o custo das áreas, operações e tarifas são naturalmente menores”, analisa sob os pontos de vista operacional e econômico. Seguindo o raciocínio do prefeito Fetter, que vislumbra um polo de indústrias produtoras de componentes destinados ao polo naval de Rio Grande, Dêntice mencionou, no documento enviado às bancadas, as possibilidades de maior desenvolvimento.
“E de atração de cargas e oportunidades de negócios portuários, em especial no apoio às atividades do polo naval”, postula o representante do Conselho. Entre os principais argumentos do CAP de Pelotas está o fato da SUPRG possuir uma conta bancária específica para facilitar o aporte de recursos, o que, em sua opinião, agiliza os investimentos em logística, infraestrutura e operações. “E viabiliza verbas cuja aplicação vem sendo postergada há 20 anos”, conclui o titular da SDE.

0 comentários: